SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Cuidado centrado na família no contexto da criança com deficiência e sua família: uma análise reflexivaA aplicação do método do arco da problematização na coleta de dados em pesquisa de enfermagem: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

DALMOLIN, Graziele de Lima; LUNARDI, Valéria Lerch; BARLEM, Edison Luiz Devos  e  SILVEIRA, Rosemary Silva da. Implicações do sofrimento moral para os(as) enfermeiros(as) e aproximações com o Burnout. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.1, pp. 200-208. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000100023.

Realizou-se uma revisão integrativa, com o objetivo de identificar as implicações do sofrimento moral para os(as) enfermeiros(as), aproximações entre sofrimento moral e burnout, e estratégias de enfrentamento do sofrimento moral, na literatura científica nacional e internacional publicada nos últimos 10 anos. As bases de dados foram CINAHL, MEDLINE e SAGE, e as palavras-chave, sofrimento moral, burnout e enfermagem. Obtiveram-se 21 artigos para análise, realizada em quatro etapas: redução, visualização e comparação dos dados, e verificação e esboço da conclusão. Identificou-se que o sofrimento moral vivenciado pelos(as) enfermeiros(as) manifesta-se na dimensão pessoal, com alterações emocionais e físicas, e na dimensão profissional, com insatisfação no trabalho, burnout e abandono da profissão. Constataram-se estratégias de enfrentamento em três dimensões: educativa, comunicativa e organizacional. Considera-se necessário maior exploração dessa temática, contribuindo para a prevenção do sofrimento moral.

Palavras-chave : Moral; Ética; Burnout; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês