SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Strategies of power in the context of maternity Carmela Dutra : Florianópolis-SC (1956-1986)Cancer among infants: adjustments in family life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

MARTINS, Paula Alvarenga de Figueiredo  and  ALVIM, Neide Aparecida Titonelli. Plano de cuidados compartilhado junto a clientes estomizados: a pedagogia Freireana e suas contribuições à prática educativa da enfermagem. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.2, pp. 286-294. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000200005.

Pesquisa qualitativa, objetivando conhecer o compartilhamento de saberes e práticas de clientes estomizados sobre a manutenção da estomia de eliminação intestinal e urinária no contexto ambulatorial, e discutir suas possíveis repercussões no contexto domiciliar. Os sujeitos foram 17 clientes adultos e idosos estomizados em acompanhamento ambulatorial no município de Campos dos Goytacazes-RJ. Aplicou-se a abordagem metodológica Pesquisa Convergente-Assistencial e a análise de conteúdo temática. A confecção do plano de cuidados foi o produto instituído mediante a troca de experiências e saberes no ambulatório, tendo sido a pedagogia problematizadora instrumento facilitador na aprendizagem de clientes estomizados, durante o processo educativo. Com o retorno dos clientes no ambulatório, foi possível denotar os sucessos derivados da pedagogia utilizada. Sua condição de crítica e reflexão tornou-se aguçada, exercendo com maior segurança e autonomia os cuidados relacionados à manutenção de sua estomia, avaliando, modificando hábitos e transformando a realidade.

Keywords : Enfermagem; Cuidados de enfermagem; Educação em saúde; Estomia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese