SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Burden and the emotional distress in caregivers of elderly individualsThe structure of a public emergency care service, from the workers' view: perspectives on quality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

BUENO, Maria Emilia Nunes et al. Paternidade na adolescência: a família como rede social de apoio. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.2, pp. 313-319. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000200008.

O presente estudo é um recorte da pesquisa multicêntrica intitulada "Redes sociais de apoio à paternidade na adolescência", que buscou conhecer as redes de apoio à paternidade na adolescência. Apresenta uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Participaram do estudo 14 pais adolescentes que tiveram seus filhos em um hospital de ensino de uma universidade pública do Rio Grande do Sul, Brasil. As entrevistas semiestruturadas foram pré-agendadas e ocorreram no domicílio dos sujeitos, seis meses após o nascimento do filho, no período de junho de 2009 a junho de 2010. Os dados evidenciaram que a rede de apoio dos pais adolescentes estava alicerçada principalmente nos pais, sogras, padrastos e irmãos. As ações de apoio identificadas foram de natureza psicológica e financeira, oriundas, principalmente, das mães ou sogras. A família foi considerada a principal rede de apoio para a vivência da paternidade na adolescência.

Keywords : Enfermagem; Paternidade; Adolescente; Apoio social.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese