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A estrutura de um serviço de urgência público, na ótica dos trabalhadores: perspectivas da qualidade

Estructura de un servicio público de urgencias en la visión de los trabajadores: perspectivas de calidad

Pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, que objetivou apreender a percepção de trabalhadores de um serviço de urgência público em relação à qualidade da estrutura local. Os dados foram coletados em abril de 2010, por meio de dez entrevistas individuais e tratados conforme o método Análise de Conteúdo Temática, o que possibilitou a identificação de uma categoria, amparada nas subcategorias: recursos materiais, recursos humanos, recursos físicos, recursos financeiros, instrumentos normativos e sistemas de informação. Os resultados demonstraram que os entrevistados avaliaram positivamente a estrutura, destacando a disponibilidade de recursos materiais, reformas e adequações realizadas, qualificação e capacitação profissional, repasse de recursos financeiros conforme metas institucionais, direcionamento do atendimento por meio de protocolos, e monitoramento das informações através de indicadores de qualidade. Concluiu-se que, apesar de haver certas fragilidades no setor, como alta temperatura do ambiente e déficit de recursos humanos, os trabalhadores consideram que a estrutura atende satisfatoriamente aos preceitos da qualidade.

Qualidade da assistência à saúde; Gestão de qualidade; Serviço hospitalar de emergência


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