SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Mediation of the right to health by the court of justice: analysis of the demandIneffective airway clearance in children with asthma: a descriptive study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

BADKE, Marcio Rossato et al. Saberes e práticas populares de cuidado em saúde com o uso de plantas medicinais. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.2, pp. 363-370. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000200014.

Objetivou-se conhecer a origem dos saberes e das práticas sobre o uso terapêutico de plantas medicinais, por moradores de comunidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada e observação participante. Os entrevistados foram selecionados por meio da rede de relações dos mesmos. Para análise dos dados foi utilizada a análise temática. Constatou-se que o aprendizado do uso e manipulação de plantas medicinais teve sua origem no contexto familiar; ressaltou-se a influência da mulher na transmissão desse conhecimento; que as plantas são obtidas geralmente na própria residência; e grande parte das plantas utilizadas encontram respaldo no saber científico. Acredita-se que a pesquisa tenha relevância para enfermeiros e sociedade como um todo, apontando para uma necessária aproximação entre o saber popular e o científico, bem como para investimentos em projetos que trabalhem com essa temática.

Keywords : Enfermagem; Plantas medicinais; Cuidados de enfermagem; Saúde coletiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese