SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Qualification of nursing staff for best practice in the use of bronchodilators in mechanically-ventilated patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

MICHEL, Tatiane; LENARDT, Maria Helena; BETIOLLI, Susanne Elero  and  NEU, Dâmarys Kohlbeck de Melo. Significado atribuído pelos idosos à vivência em uma instituição de longa permanência: contribuições para o cuidado de enfermagem. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 495-504. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300002.

Trata-se de estudo etnográfico com o objetivo de interpretar o significado atribuído pelos idosos à vivência em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, do município de Curitiba, Paraná. As informações foram coletadas por meio de observação participante e entrevista etnográfica, em uma instituição de caráter privado com fins lucrativos, no período de janeiro a agosto de 2010, e analisadas em domínios, taxonomias e tema cultural. Os informantes-chave foram idosos residentes, selecionados mediante critérios de inclusão. Emergiram os domínios culturais: motivos que levaram a viver na instituição; maneiras de viver: atividades do cotidiano; atividades promovidas pela instituição; sentimentos atribuídos à vivência; atributos da instituição; e atributos das pessoas residentes; e o tema cultural: em busca do néctar da vida. Essa vivência significou para os idosos a possibilidade de ser cuidado, compreendido de forma abrangente, como manutenção da vida e otimização do bem-estar, implicando em ações de cuidado de enfermagem.

Keywords : Idoso; Instituição de longa permanência para idosos; Pesquisa; Enfermagem; Antropologia cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese