SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Meaning assigned by the elderly to the experience at a long stay institution: contributions for the nursing careActive aging and its relationship to functional independence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

VARGAS, Mara Ambrosina de Oliveira et al. Capacitação dos técnicos de enfermagem para as melhores práticas no uso de broncodilatadores em pacientes mecanicamente ventilados. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 505-512. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300003.

A inaloterapia de broncodilatadores é uma das principais terapêuticas no tratamento de doenças respiratórias, desde que a administração seja correta para produzir uma absorção e uma ação medicamentosa efetiva. Assim, realizou-se uma pesquisa quantitativa, quase-experimental, com o delineamento pré e pós-teste, cujos objetivos foram avaliar o conhecimento dos técnicos de enfermagem na administração de broncodilatadores inalatórios, em pacientes mecanicamente ventilados, na Unidade de Terapia Intensiva, e capacitá-los para a correta aplicação desses fármacos. Com base no pré-teste, foi realizada a capacitação de 34 técnicos de enfermagem e, após, um pós-teste para a avaliação da técnica de administração dos broncodilatadores. Aplicou-se um questionário. Os resultados sinalizam que nenhum dos entrevistados descreveu, adequadamente, as etapas da nebulização no paciente mecanicamente ventilado no pré-teste. Já no pós-teste, 44,11% responderam adequadamente. Através da análise dos resultados, avaliando os pré e pós-testes, nota-se um aprendizado balizado nas melhores práticas.

Keywords : Unidade de terapia intensiva; Educação em enfermagem; Ventilação mecânica; Broncodilatadores; Doenças respiratórias.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese