SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Qualification of nursing staff for best practice in the use of bronchodilators in mechanically-ventilated patientsHealth evaluation and its consequences for the community health workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

FERREIRA, Olívia Galvão Lucena et al. Envelhecimento ativo e sua relação com a independência funcional. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 513-518. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300004.

O objetivo da presente pesquisa foi analisar os fatores determinantes de um envelhecimento ativo e sua relação com a independência funcional. A pesquisa foi realizada com 100 idosos de uma Unidade de Saúde da Família, em João Pessoa-PB. Como instrumentos para a avaliação dos idosos foram utilizados a Medida de Independência Funcional e um questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados através do software SPSS. De acordo com os resultados, todos os idosos apresentaram independência funcional para a realização das atividades analisadas. Os dados mostraram também que a independência funcional promove uma maior inserção dos idosos na comunidade, através do fortalecimento dos vínculos sociais e familiares, da amizade e do lazer, sendo estes fatores considerados como determinantes para um envelhecimento ativo.

Keywords : Envelhecimento ativo; Independência; Funcionalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese