SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Active aging and its relationship to functional independenceThe hidden face of a participatory process for the selection of head nurses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

FONSECA, Angélica Ferreira; MACHADO, Felipe Rangel de Souza; BORNSTEIN, Vera Joana  and  PINHEIRO, Roseni. Avaliação em saúde e repercussões no trabalho do agente comunitário de saúde. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 519-527. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300005.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que analisa as características do processo de avaliação relacionado ao trabalho do agente comunitário de saúde. A investigação foi desenvolvida em três municípios, tendo nela participado agentes de saúde, seus supervisores e gestores da Atenção Primária com os quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas e grupos focais. A discussão foi organizada com base na análise de conteúdo e apoiada na noção de processo de trabalho em saúde. Foram compostas quatro categorias: minimização da carga de trabalho, produtivismo, controle de agravos e supervisão. Estas apontam o predomínio de práticas de avaliação, que enfatizam o alcance de resultados quantitativos, sobretudo relativos às metas de cobertura e à realização de atividades com enfoque biomédico. As conclusões sinalizam a importância de pensar as limitações deste tipo de práticas avaliativas difundidas na Atenção Primária e de elaborar proposições teórico-metodológicas que contribuam para o componente educativo do trabalho do agente comunitário.

Keywords : Agente comunitário de saúde; Avaliação em saúde; Saúde da família; Educação em saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese