SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Health evaluation and its consequences for the community health workersAmbulatory care sensitive conditions: general hospital of micro-region of São Paulo municipality, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

MOURA, Gisela Maria Schebella Souto de; MAGALHAES, Ana Maria Müller de; DALL'AGNOL, Clarice Maria  and  HOFFMEISTER, Louíse Viecili. A face oculta de um processo participativo para escolha de chefias de enfermagem. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 528-534. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300006.

O estudo discute a articulação das equipes de enfermagem no desenvolvimento de um processo consultivo de escolha de chefias num hospital universitário. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas com profissionais de enfermagem. Os dados foram analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo do tipo temática. Através das manifestações dos profissionais, visualizaram-se duas vertentes que representam movimentos de integração e movimentos de separação na trajetória de cada equipe. Em algumas unidades o processo ocorre de forma integrada, norteado pela participação e relações democráticas. Já em outras, o funcionamento grupal é caracterizado pela divisão interna e por um conflito subjacente. Um olhar sobre a totalidade dos setores aponta que as equipes de enfermagem estão em diferentes estágios de evolução nos modos de participação e envolvimento na dinâmica da vida política institucional.

Keywords : Gestão em saúde; Equipe de enfermagem; Comportamento de escolha.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese