SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3The hidden face of a participatory process for the selection of head nursesCare performed by family caregivers to dependent elderly, at home, within the context of the Family Health strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

REHEM, Tania Cristina Morais Santa Barbara; CIOSAK, Suely Itsuko  and  EGRY, Emiko Yoshikawa. Internações por condições sensíveis à atenção primária no hospital geral de uma microrregião de saúde do município de São Paulo, Brasil. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 535-542. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300007.

O indicador Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária é adotado no Brasil para avaliação da atenção básica. Considerando a sua recente adoção, este estudo tem como objetivo apresentar o panorama dessas internações em um hospital do município de São Paulo. Foi realizado um estudo ecológico exploratório, tendo como fontes o Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de Saúde e uma amostra de prontuários de pacientes internados neste hospital. Para análise, foi utilizada a estatística descritiva. As Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária seguem tendência de redução, sendo as pneumonias bacterianas as que mais internaram no período; maior frequência para a faixa etária de 65 anos de idade e mais, e para o sexo feminino. Internações por Condições Sensíveis, somente, não são suficientes para avaliação da atenção básica, mas permite avaliar a organização da rede de saúde, que deve assegurar continuidade do cuidado em busca do princípio da integralidade.

Keywords : Hospitalização; Atenção primária à saúde; Avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese