SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Ambulatory care sensitive conditions: general hospital of micro-region of São Paulo municipality, BrazilLongitudinality of care in nurses' practice: identifying the difficulties and perspectives of change author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

ALMEIDA, Luciane; AZEVEDO, Rosemeiry Capriata de Souza; REINERS, Annelita Almeida Oliveira  and  SUDRE, Mayara Rocha Siqueira. Cuidado realizado pelo cuidador familiar ao idoso dependente, em domicílio, no contexto da estratégia de Saúde da Família. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 543-548. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300008.

Estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, que teve por objetivo descrever a maneira como os cuidadores familiares realizam o cuidado aos idosos em condição de dependência. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, aplicada a 24 cuidadores, em seus domicílios. Os resultados apontaram que o cuidado desenvolvido ao idoso em condição de dependência é uma atividade que leva a mudanças na vida dos cuidadores, o que pode gerar estressores de ordem física, emocional e social. A enfermagem, como elemento essencial da Estratégia de Saúde da Família, deve estar atenta às necessidades de saúde dos idosos dependentes, bem como, mais próxima dos cuidadores, no sentido de orientá-los, e acompanhar o cuidado realizado, a fim de oferecer suporte assistencial de forma integral, ou seja, ao idoso e sua família.

Keywords : Cuidadores; Idoso; Enfermagem; Saúde da família; Assistência domiciliar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese