SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Care performed by family caregivers to dependent elderly, at home, within the context of the Family Health strategyQuality of life and psychological trauma in firearm violence victims author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

BARATIERI, Tatiane  and  MARCON, Sonia Silva. Longitudinalidade no trabalho do enfermeiro: identificando dificuldades e perspectivas de transformação. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 549-557. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300009.

Com o presente estudo objetivou-se conhecer, na perspectiva dos enfermeiros atuantes na Estratégia Saúde da Família no âmbito da 10ª Regional de Saúde, como se dá a longitudinalidade do cuidado em seu trabalho, com ênfase nas dificuldades e possibilidades quanto ao seu desenvolvimento. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório e qualitativo realizado com vinte enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de municípios da 10ª Regional de Saúde do Paraná, mediante entrevistas semiestruturadas cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo. Evidenciou-se a necessidade de melhorias nos aspectos efetivação das propostas da Estratégia Saúde da Família, atuação em equipe, perfil profissional, mudança na visão curativista da população, investimentos nas unidades de saúde, vínculos entre profissional e usuários, acessibilidade e sistema de contrarreferência. Concluiu-se que para a efetivação do cuidado longitudinal são necessárias adequações na implementação da Estratégia Saúde da Família, de modo que profissionais e usuários atuem conforme seus princípios.

Keywords : Saúde da Família; continuidade da assistência ao paciente; Papel do profissional de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese