SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Care and outcomes of relaxation room assistance at a public maternity hospital, Rio de Janeiro, BrazilSociodemographic and sex determinants of knowledge, attitude and practice of women prisoners regarding the use of condoms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

SANTOS, Laura  and  TORRES, Heloísa de Carvalho. Práticas educativas em diabetes mellitus: compreendendo as competências dos profissionais da saúde. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 574-580. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300012.

O objetivo desse estudo foi compreender as competências necessárias aos profissionais de saúde nas práticas educativas em Diabetes tipo 2 na Atenção Primária. Um total de dez profissionais de saúde inseridos em Unidades Básicas de Belo Horizonte-MG, participaram de entrevistas e grupos focais. Os achados foram organizados a partir da identificação das seguintes categorias: importância das práticas educativas; conhecimentos; habilidades; e atitudes. Este estudo mostra a importância de se reorientar as competências dos profissionais de saúde nas práticas educativas em diabetes, por meio de capacitação, de educação permanente e do fortalecimento do trabalho em equipe.

Keywords : Educação baseada em competências; Pessoal de saúde; Diabetes Mellitus; Comunicação em saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese