SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Sociodemographic and sex determinants of knowledge, attitude and practice of women prisoners regarding the use of condomsQuality of life of cancer patients during the chemotherapy period author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

OLIVEIRA, Stefanie Griebeler et al. Internação domiciliar e internação hospitalar: semelhanças e diferenças no olhar do cuidador familiar. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 591-599. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300014.

O objetivo deste estudo foi descrever como o cuidador familiar constrói as representações sociais da internação domiciliar na terminalidade, em relação à internação hospitalar. Tratou-se de um estudo qualitativo com 11 cuidadores familiares de doentes terminais, cadastrados no serviço de internação domiciliar de um hospital universitário do sul do Brasil. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas narrativas, analisadas por meio de análise de conteúdo com olhar nas representações sociais. Como a internação domiciliar é recente, os cuidadores a relacionam com a internação hospitalar, para poder assim representá-la. Ela significa acesso mais facilitado a recursos tecnológicos, e também à equipe de referência deste serviço. Além disso, a internação domiciliar representa mais liberdade e autonomia ao paciente, entretanto, para o cuidador, mais privação e responsabilização. A internação hospitalar representa privação para o paciente, e mais liberdade para o cuidador.

Keywords : Serviços hospitalares de assistência domiciliar; Assistência domiciliar; Enfermagem; Hospitalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese