SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Home care and hospital assistance: similarities and differences from the perspective of the family caregiverExperiences and expectations of women submitted to hysterectomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

MANSANO-SCHLOSSER, Thalyta Cristina  and  CEOLIM, Maria Filomena. Qualidade de vida de pacientes com câncer no período de quimioterapia. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 600-607. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300015.

Trata-se de estudo descritivo e transversal com o objetivo de avaliar a qualidade de vida em pacientes com câncer sob quimioterapia. Oitenta pacientes de ambos os sexos, com 18 anos completos ou mais de idade, diagnóstico de câncer confirmado, em tratamento com quimioterapia a partir do segundo ciclo e participação voluntária no estudo foram incluídos. Utilizou-se o instrumento WHOQOL-Bref, validado no Brasil, por meio de entrevista, no período de abril a junho de 2008. A comparação entre os escores dos domínios apresentou diferença significativa em função da autoavaliação de saúde. Os maiores escores foram no grupo com melhor avaliação da própria saúde. O domínio Psicológico atingiu os escores mais elevados, diferente dos outros, que avaliaram melhor o domínio Meio Ambiente. Os resultados sugerem que a autoavaliação de saúde pode ser preditor confiável da qualidade de vida nesses pacientes, sendo relevante a ampliação dos estudos.

Keywords : Neoplasias; Qualidade de vida; Agentes antineoplásicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese