SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Experiences and expectations of women submitted to hysterectomyResilience in women victims of domestic violence: a phenomenological view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

RODRIGUES, Jeferson; SANTOS, Silvia Maria Azevedo dos  and  SPRICIGO, Jonas Salomão. Ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental através do discurso docente. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 616-624. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300017.

Investigamos como se materializa o ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental nos discursos dos docentes que ministram os conteúdos de enfermagem psiquiátrica e/ou saúde mental nos quatro cursos de graduação em enfermagem mais antigos do Estado de Santa Catarina, sendo um deles público, e três, privados. O período de coleta dos dados foi de março a maio de 2010. Utilizamos a pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, tendo como técnica de coleta de dados, grupos de discussão. A perspectiva hermenêutico-dialética possibilitou a análise dos dados. Nos resultados, evidenciamos nos discursos docentes a ausência do paradigma de atenção psicossocial e de um ensino baseado na psicopatologia. Concluímos que o ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental requer um referencial teórico baseado em paradigmas coerentes com a realidade local e a do Sistema Único de Saúde.

Keywords : Ensino; Cuidado; Enfermagem; Saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese