SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Teaching mental health nursing care through the faculty's discourseAnalisys the intravenous medication administration in sentinel network hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

LABRONICI, Liliana Maria. Processo de resiliência nas mulheres vítimas de violência doméstica: um olhar fenomenológico. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 625-632. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300018.

Pesquisa fenomenológica desenvolvida no Centro de referência e atendimento à mulher em situação de violência doméstica de Curitiba e região metropolitana, de abril a agosto de 2010, com cinco mulheres. Teve como objetivo desvelar a manifestação do processo de resiliência nas mulheres vítimas de violência doméstica. As descrições foram obtidas mediante entrevistas abertas gravadas e analisadas de acordo os seguintes momentos: descrição, redução e compreensão do fenômeno. Constatou-se que o processo de resiliência iniciou quando o agressor concretamente tentou matá-las, agredir e/ou matar os filhos. A ameaça à vida as fez saírem do estado de imobilidade, e a mobilização interna as colocou em movimento existencial, em busca de ajuda nas redes de apoio social que são fundamentais para o enfrentamento, pois possibilitam narrar o trauma vivido. A narrativa fez com que atribuíssem um novo significado ao sofrimento vivido e, desta forma, houve a superação e estímulo ao processo de resiliência.

Keywords : Violência contra a mulher; Violência doméstica; Resiliência psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese