SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Resilience in women victims of domestic violence: a phenomenological viewKnowledge and perception about tuberculosis of patients' families under directly observed treatment at a health service in Ribeirão Preto-SP, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

SILVA, Lolita Dopico da  and  CAMERINI, Flavia Giron. Análise da administração de medicamentos intravenosos em hospital da rede sentinela. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 633-641. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300019.

O estudo objetivou identificar tipo e a frequência dos erros que ocorrem na administração de medicamentos intravenosos. Pesquisa transversal de natureza observacional em três unidades de um hospital. Observaram-se 367 doses de medicamentos intravenosos preparadas por 35 técnicos de enfermagem. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e agosto de 2008. Os erros foram agrupados nas categorias medicamento, paciente, via, hora, dose, verificação de flebite e permeabilidade do cateter. Os resultados mostraram taxas de erros, em todos os setores e maiores de 80% para as categorias Não conferir medicamento, Não avaliar permeabilidade do cateter e Não avaliar presença de flebite. Não houve erros em via e dose. A administração do medicamento com atraso em 69,75% das doses, possivelmente afetou o resultado terapêutico da ampicilina sódica, furosemida e tenoxican. As altas taxas de erros podem ter causado mudanças no resultado terapêutico esperado, podendo ocorrer consequências indesejáveis aos pacientes.

Keywords : Erros de medicação; Enfermagem; Segurança do paciente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese