SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Tuberculosis treatment abandonment and comprehensive health care to patients in the family healthcare strategyReflections concerning integrality between healthcare and agrarian reforms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

SILVA, Marcelle Miranda da; MOREIRA, Marléa Chagas; LEITE, Joséte Luzia  and  ERDMANN, Alacoque Lorenzini. Análise do cuidado de enfermagem e da participação dos familiares na atenção paliativa oncológica. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 658-666. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300022.

O estudo objetivou analisar, por meio da visão dos familiares, o cuidado de enfermagem prestado ao cliente acometido por câncer avançado, no período da internação hospitalar, bem como a sua participação neste cuidado. Estudo exploratório, qualitativo, que utilizou a Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada, no Hospital do Câncer IV - Brasil. Participaram oito familiares. Da análise emergiram três categorias: Analisando o cuidado de enfermagem prestado ao cliente com câncer avançado no dia a dia da internação hospitalar; Ressaltando a importância da sua presença no contexto; e Manifestando o ser familiar que cuida e precisa ser cuidado. Os familiares valorizam que o cuidado de enfermagem seja empático, com bom humor, competente, pautado na comunicação; participam do cuidado e podem apresentar necessidades de ordem física e psicossocial. A enfermagem deve contribuir para o estreitamento das relações com os familiares, e buscar atender suas necessidades, visando a qualidade do cuidado.

Keywords : Enfermagem oncológica; Cuidados paliativos; Relações profissional-família.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese