SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Analysis of nursing care and the participation of families in palliative care in cancerDaily research subject: opportunities for an applied science author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

BERGAMASCHI, Fabiana Perez Rodrigues; TELES, Sheila Araujo; SOUZA, Adenícia Custódia Silva e  and  NAKATAMI, Adélia Yaeko Kyosen. Reflexões acerca da integralidade nas reformas sanitária e agrária. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 667-674. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300023.

Trata-se de um ensaio reflexivo com o objetivo de discutir as reformas agrária e sanitária do ponto de vista da integralidade da atenção à saúde das famílias assentadas. No desenvolvimento desta reflexão identificou-se que tanto a reforma agrária quanto a sanitária apresentaram, desde sua concepção, o desejo por diminuir as injustiças sociais, alcançar a integralidade e o bem-estar dos indivíduos e famílias, seja no contexto da primeira, voltada para os indivíduos e famílias sem terra, ou da segunda, voltada para todos os indivíduos e famílias em geral. Entretanto observou-se nestes dois contextos de reforma política e social ações desintegradas e desarticuladas, pautadas em interesses econômicos, corroborando para a marginalização da população rural no âmbito da atenção à saúde e principalmente da integralidade desta.

Keywords : Assistência integral à saúde; Reforma dos serviços de saúde; Assentamentos rurais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese