SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Reflections concerning integrality between healthcare and agrarian reformsClothing of health care professional as potential reservoirs of micro-organisms: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

AMEZCUA, Manuel  and  ZAMBRANO, Sandra Milena Hernández. Pesquisa sobre o cotidiano do sujeito: oportunidades para uma ciência aplicada. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 675-683. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300024.

A partir de um modelo de pesquisa emergente, a Investigação Aplicada ao Cuidado, pretende refletir sobre uma das suas áreas de investigação: a Investigação sobre o Cotidiano do Sujeito. O cotidiano dos sujeitos é conceituado como um espaço de interação social onde as pessoas exercem autonomia para tomar decisões e implementar ações para se manter saudável. Através de desenhos principalmente qualitativos, a Investigação sobre o Cotidiano do Sujeito fornece provas úteis e relevantes para a prática de enfermagem porque falam do contexto e da perspectiva dos sujeitos. Essas evidências podem ser agrupados em quatro grandes dimensões: a compreensão da condição humana à doença, a cultura do cuidado, a percepção das intervenções de saúde, e do cotidiano do cuidador. Finalmente, surgem alguns desafios evocados pelo Investigação sobre o Cotidiano do Sujeito a partir de três dimensões essenciais no exercício do cuidado: ética, política e ciência.

Keywords : Pesquisa em enfermagem; Gestão do conhecimento para a pesquisa em saúde; Tendências; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish