SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Urinary incontinence in women and racial aspects: a literature reviewNursing consultation concerning sexuality: an instrument for women's nursing healthcare at the level of primary healthcare author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

REIBNITZ, Kenya Schmidt; PRADO, Marta Lenise do; LIMA, Margarete Maria de  and  KLOH, Daiana. Pesquisa convergente-assistencial: estudo bibliométrico de dissertações e teses. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 702-707. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300027.

Estudo bibliométrico realizado no banco de teses do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com objetivo de identificar a contribuição da Pesquisa Convergente-Assistencial na construção do conhecimento de enfermagem e saúde, produzido em cursos de mestrado e doutorado no Brasil. A amostra foi composta por 67 dissertações e seis teses que utilizaram a Pesquisa Convergente-Assistencial como modalidade de pesquisa, entre os anos de 2000 a 2008. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Conclui-se que o desenvolvimento desta modalidade de pesquisa prevalece nos hospitais, na região Sul do Brasil, com destaque para a Universidade Federal de Santa Catarina. O aumento no uso da modalidade e a expansão para outras áreas de conhecimento demonstram o avanço e reconhecimento da enfermagem enquanto ciência, ao desenvolver uma metodologia de investigação de cunho próprio, que possibilita a intervenção nos diversos cenários de atuação em saúde.

Keywords : Enfermagem; Bibliometria; Métodos; Teses; Dissertações.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese