SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Convergent-care research: bibliometric study of dissertations and theses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707

Abstract

GARCIA, Olga Regina Zigelli  and  LISBOA, Laura Cristina da Silva. Consulta de enfermagem em sexualidade: um instrumento para assistência de enfermagem à saúde da mulher, em nível de atenção primária. Texto contexto - enferm. [online]. 2012, vol.21, n.3, pp. 708-716. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072012000300028.

Trata-se de um artigo no qual as autoras, entendendo a sexualidade como um componente da saúde e fundamentadas no relato de sua experiência profissional como enfermeiras, a partir da docência em enfermagem no contexto da atenção primária em saúde, apresentam a consulta de enfermagem em sexualidade. Ao longo do texto buscam demonstrar a importância da apropriação do conhecimento desta temática para a atuação profissional do enfermeiro em nível de atenção primária à saúde. Concluem que aprofundar-se no estudo da sexualidade humana, em especial a feminina, é uma das demandas na formação e atuação de profissionais enfermeiros. Este aprofundamento possibilita um cuidado em atenção primária comprometida com as necessidades de saúde da população, em especial, as necessidades de saúde da mulher, em consonância com o que é preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para enfermagem.

Keywords : Sexualidade; Enfermeiro; Saúde da mulher; Atenção primária à saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese