Foi realizado um estudo de caso descritivo e qualitativo com o objetivo conhecer a percepção de enfermeiros sobre seu trabalho no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Belo Horizonte. Os sujeitos foram 12 enfermeiros e os dados foram coletados por meio de entrevistas e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontaram como aspectos positivos do trabalho, o dinamismo e a resolutividade do serviço, sua visibilidade na rede de atenção, a execução de atividades primordialmente assistenciais e a satisfação no trabalho. Os pontos negativos envolvem o pouco conhecimento da população sobre a organização e funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, exposição a fatores de riscos físicos ambientais e violência no momento do atendimento e problemas na recepção dos pacientes pelas unidades fixas de saúde. Percebe-se que os aspectos positivos são relacionados ao conteúdo do trabalho e sua finalidade, e os negativos, às condições de trabalho.
Serviços médicos de emergência; Enfermagem em emergência; Transporte de pacientes