Estudo qualitativo com objetivo de analisar a relação entre trajetória de formação e expressões do conhecimento didático de conteúdo, de um docente experimentado de enfermagem da região Sul do Brasil. São apresentados os dados coletados por meio de observação não participante e entrevista semiestruturada, analisados pelo método das comparações constantes. Deste processo emergiram as categorias trajetória de formação docente e expressões de conhecimento didático de conteúdo da qual derivam as subcategorias prática docente, formação pedagógica, socialização entre pares e domínio de conteúdo, organização e manejo do grupo, avaliação da compreensão dos alunos, respectivamente. Os resultados indicam que a busca do professor por formação permanente, a socialização com seus pares, as atividades profissionais que experiência para além da docência propriamente dita e a escolha de referencial teórico e metodológico emancipador no ensino guardam relação com o domínio de conteúdo, postura mais dialógica, problematizadora e crítico-criativa dele mesmo e de seus alunos.
Docentes; Ensino superior; Educação em enfermagem