Acessibilidade / Reportar erro

A saúde de mulheres e o fenômeno das drogas em revistas brasileiras1 1 Artigo elaborado a partir da pesquisa intitulada - O fenômeno das drogas e a saúde das mulheres na mídia escrita brasileira: uma análise de gênero, aprovada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), para o período de 2009/2010, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão da Bahia (FAPESB).

Este artigo tem como objetivo discutir as repercussões sociais e na saúde de mulheres envolvidas com drogas, divulgadas em reportagens publicadas em revistas de circulação nacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Utilizou-se reportagens publicadas em quatro revistas, durante o período de seis meses consecutivos, a partir de setembro de 2009. Foram identificadas 52 reportagens que comentavam sobre as mulheres e o fenômeno das drogas. Para o tratamento dos dados, adotou-se a análise de conteúdo temática. As reportagens abordam aumento do consumo de drogas por mulheres, o consumo de medicamentos para manter e/ou atingir padrões de beleza socioculturalmente estabelecidos, com riscos para dependência e overdose, e situações de violências para mulheres decorrentes da convivência com homens usuários de drogas. Os reflexos econômicos, políticos, ideológicos e culturais para mulheres envolvidas com o fenômeno das drogas podem ser causa e/ou consequência das implicações para a saúde desta população.

Mulheres; Usuários de drogas; Meios de comunicação de massa


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br