Acessibilidade / Reportar erro

Representações sobre o suicídio para mulheres com história de violência doméstica e tentativa do mesmo1 1 Recorte de dissertação - Vivência de violência doméstica em mulheres que tentaram suicídio, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2011.

A tentativa de suicídio caracteriza-se por fenômenos complexos e multifacetados, com destaque na saúde pública mundial. O estudo teve como objetivo apreender a estrutura das representações sociais sobre o suicídio para mulheres com história de violência doméstica e tentativa do mesmo. Abordagem qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Participaram do Teste de Associação Livre de Palavras 30 mulheres com história de violência doméstica e tentativa de suicídio por envenenamento. Os dados obtidos foram processados por meio do software EVOC e os resultados foram agrupados em três categorias: elementos do núcleo central, elementos intermediários e elementos periféricos. A representação das mulheres sobre o suicídio encontra-se ancorada em histórias de vida permeada pela rejeição e desamor, que leva à doença, sobretudo pela depressão. O sentimento de impotência diante da necessidade de mudança e libertação desencadeia problemas de âmbito emocional que culminam na decisão de interromper a própria vida.

Violência doméstica; Suicídio; Tentativa de suicídio; Enfermagem


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br