Acessibilidade / Reportar erro

Poder vital de puérperas durante o cuidado de enfermagem no domicílio1 1 Resultado da dissertação - Poder vital de puérperas no domicílio: a enfermeira utilizando o Modelo de Cuidado de Carraro, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2011.

Pesquisa qualitativa, caracterizada como convergente-assistencial, com objetivo de identificar como se manifestam as variáveis que podem interferir no poder vital das puérperas durante os cuidados realizados pela enfermeira no domicílio, na perspectiva do Modelo de Cuidado de Carraro. A coleta de dados ocorreu de abril a junho de 2011, utilizando-se do Modelo de Cuidado de Carraro durante as visitas domiciliares para quatro mulheres que vivenciavam o puerpério imediato e tardio. No decorrer das visitas domiciliares, as manifestações das variáveis que interferem no poder vital do ser humano foram diversas, oscilando entre a neutralidade, a negatividade e a positividade frente aos cuidados realizados, orientados e discutidos. Com a identificação destas manifestações, acredita-se que a enfermeira possa planejar, atuar e avaliar o cuidado, influenciando positivamente no poder vital da puérpera.

Enfermagem; Período pós-parto; Visita domiciliar


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br