SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Poder vital de puérperas durante o cuidado de enfermagem no domicílioCooperação e relacionamento entre instituições de ensino e serviço de saúde: o pró-saúde enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

VIANA, Renata Andrea Pietro Pereira et al. Perfil do enfermeiro de terapia intensiva em diferentes regiões do Brasil. Texto contexto - enferm. [online]. 2014, vol.23, n.1, pp.151-159. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/S0104-07072014000100018.

Pesquisa quantitativa cujo objetivo foi identificar o perfil sociodemográfico e acadêmico dos enfermeiros intensivistas associados e participantes de eventos promovidos pelo Departamento de Enfermagem da Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Coleta de dados efetivada por meio da distribuição de 400 questionários, no período de janeiro a julho de 2010. Retornaram 324 questionários, e considerou-se para análise 295 questionários. Os dados foram analisados com recursos da estatística descritiva com a frequência absoluta relativa e a média simples, apresentados em tabelas. Os resultados evidenciam o predomínio do sexo feminino, com formação em curso de Pós-Graduação Lato Sensu específico na área. Dentre as competências, valoriza-se o conhecimento técnico-científico e a liderança. Estes profissionais buscam atuar na terapia intensiva pela alta complexidade tecnológica. Admite-se a existência de um perfil profissional para trabalhar em unidade de terapia intensiva. A qualificação profissional deve priorizar o domínio da linguagem tecnológica e a assistência integral e segura.

Palavras-chave : Enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva; Competência profissional; Pesquisa em enfermagem; Educação em enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )