SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Perfil do enfermeiro de terapia intensiva em diferentes regiões do BrasilConcepções e práticas dos profissionais da estratégia saúde da família sobre educação em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

ANDRADE, Selma Regina de et al. Cooperação e relacionamento entre instituições de ensino e serviço de saúde: o pró-saúde enfermagem. Texto contexto - enferm. [online]. 2014, vol.23, n.1, pp.160-166. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/S0104-07072014000100019.

Pesquisa qualitativa, com abordagem de estudo de caso, e o objetivo de analisar a cooperação entre o Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina e a Secretaria de Saúde Municipal de Florianópolis, a partir do Projeto Pró-Saúde I. Os dados, de fontes documentais e entrevistas, foram analisados pela técnica de análise de conteúdo dirigida, interpretados à luz do modelo de relações interorganizacionais cooperativas. Os resultados mostram comprometimento para formalizar o projeto entre as duas instituições, em nível estratégico, seguido de negociações e compromissos, culminando com projeto modificado e um novo convênio regulando a parceria. Para sua execução, o Comitê Gestor foi responsável pela efetivação, de forma cíclica, das relações para as atividades propostas. Conclui-se que houve aproximação das duas instituições nos diferentes níveis, refletindo na cooperação dentro das unidades de saúde para a integração ensino-serviço, com vista à reorientação da formação em enfermagem.

Palavras-chave : Enfermagem; Integração Docente-Assistencial; Sistema Único de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )