Acessibilidade / Reportar erro

Métodos não farmacológicos para alívio do desconforto e da dor no recém-nascido: uma construção coletiva da enfermagem1 1 Recorte da dissertação - Reflexões da equipe de enfermagem sobre o desconforto e a dor do recém-nascido: uma proposta de protocolo de cuidado baseado nos métodos não farmacológicos, apresentada ao Mestrado Profissional Gestão do Cuidado em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2012.

Pesquisa convergente-assistencial, que teve como objetivo construir, com a equipe de enfermagem, uma proposta de protocolo de cuidados, baseada nos métodos não farmacológicos, para o manejo do desconforto e da dor no recém-nascido internado em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Foi realizada na unidade neonatal de um Hospital Universitário, com 16 profissionais da equipe de enfermagem. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: primeiramente, foi realizado um processo educativo-reflexivo e, em seguida, a observação participante nos diferentes turnos de trabalho da equipe de enfermagem. A proposta de protocolo de cuidados possibilitará a padronização das estratégias de cuidado no manejo da dor utilizando os métodos não farmacológicos no recém-nascido, além de contribuir para um melhor atendimento prestado na unidade neonatal, reduzindo a dor e o desconforto vivenciado durante a hospitalização, repercutindo também em menor número de sequelas e melhor qualidade de vida para o neonato e família.

Dor; Recém-nascido; Neonatologia; Enfermagem


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br