Acessibilidade / Reportar erro

Utilização de equipamentos de proteção individual por frentistas de postos de combustíveis: contribuição da enfermagem1 1 Extraído da dissertação - Trabalhadores de postos de combustíveis: sujeitos expostos ao benzeno, no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em 2012.

Objetivou-se identificar a utilização de equipamentos de proteção individual por atendentes/frentistas de postos de combustíveis da cidade do Rio Grande-RS. Trata-se de um estudo quantitativo, exploratório e descritivo, realizado com 221 frentistas de 22 postos de combustíveis, por meio de questionário e registro de observação não participante e sistemática. Para a análise foram realizadas a estatística descritiva e o controle de qualidade das questões, por meio do teste Alpha de Cronbach, obtendo-se o resultado de 0,96. Verificou-se a predominância da multifunção e a utilização autorreferida de botinas, avental, luvas, máscara, óculos, protetor auricular e uniforme. A observação confirmou somente o uso de botinas e uniformes, constatando-se incoerência. Os pontos levantados demonstram a necessidade da atuação do enfermeiro, por meio de ações de proteção e prevenção de riscos e agravos à saúde do trabalhador, incentivando a vigilância em saúde.

Saúde do trabalhador; Equipamentos de proteção; Posto de combustível; Enfermagem


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br