Acessibilidade / Reportar erro

Validação de indicadores da nursing outcomes classification para adultos hospitalizados em risco de infecção1 1 Artigo extraído da dissertação - Validação de resultados de enfermagem segundo a Nursing Outcomes Classification NOC na prática clínica de enfermagem em um hospital universitário, apresentada ao Programa de Mestrado em Enfermagem, da Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EE/UFRGS), 2010. Com apoio financeiro do Fundo de Incentivo à Pesquisa e Eventos, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

Este estudo teve como objetivo validar os indicadores dos Resultados de Enfermagem, propostos pela Nursing Outcomes Classification, para o diagnóstico Risco de Infecção. Foi realizada validação de conteúdo, segundo a opinião de 12 enfermeiros peritos, originários de unidades clínicas, cirúrgicas e terapia intensiva de um hospital universitário brasileiro. A análise teve por base a média aritmética ponderada das notas atribuídas pelos peritos para cada indicador avaliado, sendo validados os que atingiram, pelo menos, 0,80. Foram validados 67 indicadores, de um total de 132 propostos, para oito resultados de enfermagem descritos para o diagnóstico Risco de Infecção, os quais haviam sido validados em estudo anterior. O processo de validação de conteúdo identificou que a Nursing Outcomes Classification apresenta resultados e indicadores viáveis para avaliar e identificar as melhores práticas de cuidado. Acredita-se que este estudo servirá de subsídio à implantação da Nursing Outcomes Classification na prática clínica, ensino e pesquisa.

Diagnóstico de enfermagem; Estudos de validação; Processos de enfermagem; Avaliação em enfermagem; Classificação


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br