Acessibilidade / Reportar erro

A vivência em ensinar e aprender o cuidado domiciliar na graduação em enfermagem1 1 Artigo resultante da dissertação - A vivência em cuidado domiciliar na graduação em enfermagem, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2011.

Os objetivos desta pesquisa foram interpretar como o ensinar e o aprender do cuidado domiciliar é vivenciado por discentes e docentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná e construir um modelo teórico que explicitasse essa vivência. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou como método a Teoria Fundamentada nos Dados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito acadêmicos do último ano da graduação em enfermagem e cinco docentes que ministram conteúdos relacionados ao tema. A vivência em cuidado domiciliar ocorre por meio da aproximação com a área em carga horária específica e se desenvolve a partir de aulas teóricas e estágio, sendo possível se deparar com diversas nuances desse tipo de assistência, o que possibilita sua compreensão no sistema de saúde e permite a ampliação dos conhecimentos relacionados ao cuidado domiciliar. Tal fato mostra que essa área deve fazer parte da graduação em enfermagem, por estar em processo de expansão e exigir profissionais preparados para desempenhá-lo.

Enfermagem; Assistência domiciliar; Ensino; Formação de recursos humanos


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br