Acessibilidade / Reportar erro

Comunicação não verbal efetiva/eficaz em sala de aula: percepção do docente de enfermagem1 1 Artigo derivado da dissertação - Percepção dos docentes de graduação em enfermagem sobre seu comportamento comunicativo não verbal em sala de aula, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), em 2012.

Com o objetivo de conhecer a percepção dos docentes de enfermagem sobre o que é a comunicação não verbal efetiva e eficaz em sala de aula, este estudo exploratório, descritivo, de campo e qualitativo foi realizado em três campi de uma universidade particular em São Paulo, com a filmagem de 11 docentes, que totalizou 220 minutos, e posterior entrevista, que também foi gravada. Como resultados, surgiram duas categorias: Visão de si próprio, com as subcategorias Surpresa sobre si mesmo, Reconhecendo-se positivamente, e Reconhecendo-se negativamente; e Comunicação não verbal adequada para docentes, com as subcategorias Dando feedback ao aluno, Complementando o verbal, e Não contradizendo o verbal. Concluímos que a maioria dos sinais não verbais emitidos pelos docentes foi percebida como adequada, sendo, porém, confirmada a necessidade de capacitação para identificar sinais não verbais em todas suas dimensões.

Enfermagem; Comunicação em saúde; Comunicação não verbal; Ensino; Docentes


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br