SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Paternidade na adolescência no contexto dos serviços de saúde, escola e comunidadeCorrelação entre indicadores antropométricos e pressão arterial de adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

FERREIRA, Ana Isabel de Godoy et al. O quotidiano de gestantes: a enfermagem promovendo o ser saudável. Texto contexto - enferm. [online]. 2014, vol.23, n.4, pp.987-994. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072014001110012.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, fundamentada na Sociologia Compreensiva e do Quotidiano. Buscou-se compreender o quotidiano das gestantes, no contexto familiar, a partir do pré-natal. A pesquisa foi realizada em Centro de Saúde do Sul do Brasil, com dez gestantes. A coleta de dados deu-se através de entrevistas semiestruturadas, utilizando o genograma intrafamiliar e ecomapa, entre março e maio de 2011. A análise de dados envolveu: análise preliminar, ordenação, ligações-chave, codificação e categorização. Os resultados mostram que o quotidiano das gestantes envolve modificações de ordem biológica e vivências de ordem emocional que geram uma necessidade de modificações no ritmo de vida, cuja concretização depende de modificações de ordem social, demandando uma rede de apoio que pode contribuir para a promoção da saúde na gestação.

Palavras-chave : Gestantes; Enfermagem familiar; Promoção da saúde; Atividades cotidianas; Cuidado pré-natal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )