SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Comportamentos promotores de saúde: propriedades psicométricas de um instrumento de avaliaçãoTemas de atenção pré-hospitalar para informação de escolares: a perspectiva dos profissionais do SAMU índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

FIEDLER, Milla Wildemberg; ARAUJO, Alisson  e  SOUZA, Márcia Christina Caetano de. A prevenção da gravidez na adolescência na visão de adolescentes. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.30-37. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072015000130014.

O objetivo da pesquisa foi conhecer a visão de adolescentes sobre a prevenção da gravidez na adolescência em uma escola do Município de Divinópolis, Minas Gerais. Trata-se de estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, com 14 adolescentes. Realizadas entrevistas semiestruturadas. Dados analisados e interpretados por análise de discurso. A análise dos relatos dos sujeitos entrevistados originou quatro categorias empíricas: percepção sobre a importância da prevenção da gravidez na adolescência, conhecimento sobre o uso dos métodos contraceptivos, utilização dos métodos contraceptivos e barreiras no acesso aos serviços de saúde para prevenção da gravidez. Conclui-se que os adolescentes consideram a prevenção da gravidez na adolescência como algo positivo, expressam seus conhecimentos sobre os métodos contraceptivos, demonstram que praticam sexo seguro e inseguro e apontam falhas na qualidade da assistência à saúde. Esforços do poder público são necessários para a efetivação das políticas públicas na atenção a saúde dos adolescentes.

Palavras-chave : Adolescente; Anticoncepção; Gravidez na adolescência; Prevenção e controle.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )