SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Temas de atenção pré-hospitalar para informação de escolares: a perspectiva dos profissionais do SAMUVivências maternas frente às peculiaridades da prematuridade que dificultam a amamentação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

MARTINS, Nayara Paula Fernandes  e  TAVARES, Darlene Mara dos Santos. Comportamentos de saúde e variáveis antropométricas entre idosos com e sem hipertensão arterial sistêmica. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.47-54. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072015000470014.

Objetivou-se descrever as características socioeconômicas, demográficas e morbidades e comparar as prevalências e as chances de prevalência dos comportamentos de saúde, sobrepeso, circunferência abdominal e indicativo de depressão entre os idosos com e sem hipertensão arterial sistêmica. Trata-se de estudo transversal, com idosos da zona rural. Realizou-se análise descritiva, teste qui-quadrado e regressão logística binária múltipla (p<0,05). Predominou, para ambos os grupos, faixa etária de 60├70 anos, casados, 4├8 anos de estudo, renda de um salário mínimo e moram com o cônjuge. Os idosos com hipertensão arterial sistêmica apresentaram menores chances de prevalência para o etilismo e o tabagismo e maiores chances de sobrepeso, de circunferência abdominal inadequada e indicativo de depressão em relação aos sem hipertensão arterial sistêmica. Reforçam-se ações de saúde direcionadas aos idosos rurais, por meio da cessação de tabagismo e etilismo, controle do peso e diminuição da circunferência abdominal entre os com hipertensão arterial sistêmica.

Palavras-chave : Hipertensão; Saúde do idoso; População rural; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )