SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Vivências maternas frente às peculiaridades da prematuridade que dificultam a amamentaçãoPercepção dos trabalhadores da saúde acerca da prevenção da epidemia da AIDS em Florianópolis-SC, Brasil (1986-2006) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

ALVES, Estela Rodrigues Paiva et al. Climatério: a intensidade dos sintomas e o desempenho sexual. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.64-71. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072015000590014.

O presente estudo objetivou verificar a associação entre a intensidade dos sintomas no climatério e o padrão de desempenho sexual de mulheres neste período do ciclo vital. Estudo transversal, realizado de julho a setembro de 2011, envolvendo 260 mulheres no climatério, de um programa de atividade física. As mulheres foram avaliadas por meio do Índice Menopausal de Kupperman e do Quociente Sexual. Para análise estatística utilizou-se: média, desvio-padrão, porcentagens e Teste Exato de Fisher. As mulheres com padrão de desempenho sexual bom/excelente, em sua maioria, referiram apresentar sintomas leves na escala menopausal, e as que apresentaram um padrão ruim/desfavorável, tinham altos percentuais de manifestações moderadas e intensas. Os sintomas de intensidade leve estiveram associados a um melhor padrão de desempenho sexual, presumindo-se que alterações neste padrão tem forte relação com a intensidade dos sintomas.

Palavras-chave : Climatério; Sexualidade; Atividade motora; Promoção da saúde; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )