SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1O alívio da dor oncológica: estratégias contadas por adolescentes com câncerApoio matricial, projeto terapêutico singular e produção do cuidado em saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

SILVA, Kelly Maciel  e  SANTOS, Silvia Maria Azevedo dos. A práxis do enfermeiro da estratégia de saúde da família e o cuidado ao idoso. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.105-111. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072015000680013.

Este artigo objetivou discutir a práxis do enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família relacionada às ações de cuidado dirigidas ao idoso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, convergente-assistencial, cujos dados foram coletados entre maio e junho/2012, através de entrevistas e oficinas temáticas com 20 enfermeiras, que atuam na Estratégia de Saúde da Família de um distrito sanitário, do município de Florianópolis-SC. A análise dos dados envolveu processos de apreensão, síntese, teorização e transferência, fazendo emergir duas categorias: o cuidado ao idoso e políticas públicas de saúde ao idoso. Os resultados sustentam discussões sobre a necessidade de aproximação entre o trabalho do enfermeiro e as propostas das políticas públicas de atenção à saúde do idoso. Recomenda-se educação permanente para os profissionais já inseridos nos serviços, para que possam lidar com os desafios do envelhecimento populacional.

Palavras-chave : Enfermagem; Saúde do idoso; Prática profissional; Programa Saúde da Família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )