SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1O trabalho de enfermagem em uma instituição de apoio ao indígenaA escuta terapêutica no cuidado clínico de enfermagem em saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

SOUZA, Martha Helena Teixeira de  e  PEREIRA, Pedro Paulo Gomes. Cuidado con la salud: travestis de Santa Maria, Rio Grande do Sul, BrasilCuidado com saúde: as travestis de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.146-153. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072015001920013.

O objetivo desta pesquisa foi apresentar os cuidados com a saúde de travestis do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa de campo realizou-se no período de janeiro a novembro de 2012, com travestis de diversos municípios do Rio Grande do Sul, que residiam em Santa Maria durante a pesquisa. O estudo foi de metodologia qualitativa, por meio de investigação etnográfica. Durante o trabalho de campo, acompanhamos a trajetória de 49 travestis em busca de cuidados com a saúde. As falas foram gravadas e, logo após, transcritas para a reflexão crítica dos dados. Os resultados demonstraram que as interlocutoras evitam os serviços institucionalizados de saúde, optando por outras formas de cuidado. As travestis indicaram sua opção em frequentar as "casas de religião afro", identificando-as como espaços que, sem questionar as modificações corporais e sua orientação sexual, proporcionam formas de cuidado e proteção. Este artigo pode contribuir com as discussões sobre as várias dimensões do cuidado, tema central para enfermagem.

Palavras-chave : Serviços de saúde para pessoas transgênero; Antropologia cultural; Cuidado centrado no paciente; Religião e medicina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )