SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Informática em enfermagem: desvelando o uso do computador por enfermeirosMulheres vítimas de violência doméstica: uma abordagem fenomenológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

RAMOS, Aline Marcelino et al. Satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em enfermagem. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.187-195. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072015002870013.

O objetivo foi analisar a satisfação com a experiência acadêmica e sua relação com as variáveis sociodemográficas entre estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil. Estudo quantitativo, realizado com 170 estudantes de graduação em enfermagem, mediante aplicação da Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica. Utilizou-se a estatística descritiva, análise de variância e análise de regressão linear para análise dos dados. Constatou-se que os estudantes se mostraram nem satisfeitos/nem insatisfeitos com o curso, a instituição e a oportunidade de desenvolvimento, sendo que a dimensão Satisfação com o Curso apresentou a maior média do instrumento; estudantes mais jovens e que realizavam atividades de lazer apresentaram maior satisfação com o curso e com a oportunidade de desenvolvimento. Espera-se que o reconhecimento das possíveis satisfações e insatisfações dos estudantes possa contribuir para o estabelecimento de estratégias que visem qualificar a aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave : Estudantes de enfermagem; Satisfação pessoal; Educação em enfermagem; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )