SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em enfermagemSituações de saúde mental nas unidades de saúde da família: percepção dos agentes comunitários de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

OLIVEIRA, Patrícia Peres de et al. Mulheres vítimas de violência doméstica: uma abordagem fenomenológica. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.196-203. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072015002900013.

Este estudo objetivou apreender a vivência de mulheres vítimas de violência doméstica. Pesquisa fenomenológica, fundamentada no referencial de Maurice Merleau-Ponty, desenvolvida junto a dez mulheres vítimas de violência doméstica, atendidas em um Centro de Referência de Atendimento à Mulher de um município do interior de São Paulo. A partir da análise do fenômeno violência, oriundo das entrevistas, emergiram dos depoimentos os núcleos de sentidos, que originaram os seguintes temas: conviver com o medo, a convivência com as lesões físicas e a decisão de denunciar após a violência vivida. Os resultados demonstraram que a experiência vivida e contida no corpo dessas mulheres possibilitou a cada uma delas uma avaliação sobre sua própria existência, suscitando o desejo de sair desse revolto para exercer seu papel no mundo. Destarte, seu corpo instrumentalizou seu ser e permitiu a ruptura do ciclo de violência doméstica vivenciado por essa mulher.

Palavras-chave : Violência doméstica; Violência contra a mulher; Saúde da mulher; Pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )