SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Mulheres vítimas de violência doméstica: uma abordagem fenomenológicaContribuições do serviço de capelania ao cuidado de pacientes terminais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

SOUZA, Jacqueline de et al. Situações de saúde mental nas unidades de saúde da família: percepção dos agentes comunitários de saúde. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.204-211. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072015002850013.

Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva, com 17 Agentes Comunitários de Saúde. O objetivo foi analisar a percepção destes profissionais quanto às situações de saúde mental mais frequentes no território. Os dados foram coletados utilizando observação do território e dois grupos focais. Para a análise utilizou-se a perspectiva estruturalista. Os resultados apontaram que estes profissionais percebem as demandas de saúde mental a partir de uma concepção ampliada de saúde, na qual os recursos se articulam intersetorialmente. Apesar de referirem dificuldades, desenvolviam ações calcadas em tecnologias leves e não, necessariamente, centradas na doença. Concluiu-se que estes aspectos reforçam a potência dos agentes comunitários de saúde como atores de práticas de saúde mental e importante elo entre o serviço de saúde e a comunidade.

Palavras-chave : Atenção primária à saúde; Saúde da família; Saúde mental; Agentes comunitários de saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )