SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Violência contra a mulher e a prática assistencial na percepção dos profissionais da saúdeCronótipo e acidente de trabalho na equipe de enfermagem de uma clínica cirúrgica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

OLIVEIRA, Saionara Nunes de et al. Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h: percepção da enfermagem. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.238-244. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072015003390011.

O objetivo do estudo foi descrever a percepção da enfermagem sobre as Unidades de Pronto Atendimento. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Os participantes do estudo foram 25 profissionais de enfermagem das Unidades de Pronto Atendimento de um município de Santa Catarina que, voluntariamente, aceitaram participar da pesquisa. Os dados foram coletados através de entrevistas e submetidos à proposta operativa de análise de dados qualitativos. Os resultados demonstram a compreensão dos profissionais sobre a finalidade dessas unidades, mas apontam para a forma equivocada que o serviço vem sendo utilizado pela população; fato que, somado à falta de materiais, padronização de procedimentos, recursos humanos e capacitações, dificulta o processo de trabalho. Sugere-se que a educação permanente possa ser utilizada como forma de articulação da equipe na busca por um trabalho de qualidade.

Palavras-chave : Enfermagem; Serviços médicos de emergência; Enfermagem em emergência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )