SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h: percepção da enfermagem(Des)cuidado com produtos para saúde processados no transporte e armazenamento em unidades de internação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

SILVA, Rosângela Marion da et al. Cronótipo e acidente de trabalho na equipe de enfermagem de uma clínica cirúrgica. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.245-252. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072015003420013.

Estudo quantitativo, transversal, que objetivou analisar a associação entre cronótipo e a ocorrência de acidente de trabalho em trabalhadores de enfermagem. Participaram 47 indivíduos de Clínica Cirúrgica de um hospital universitário do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu de julho a agosto de 2012, utilizando-se um questionário para caracterização sociodemográfica/laboral e o Questionário de Matutinidade/Vespertinidade de Horne e Östberg. Os dados foram analisados com o auxílio do software SPSS-versão 15.0. Os resultados evidenciaram a prevalência de indivíduos com cronotipo matutino. A maioria se envolveu com acidente de trabalho, sendo a maior ocorrência relacionada à concordância entre o cronotipo e o turno de trabalho. Constatou-se associação significativa entre acidente de trabalho e turno e entre o cronotipo e turno. Os dados reforçam a necessidade de sensibilizar os trabalhadores para a importância de identificação do cronotipo de forma a contribuir para a qualidade de vida e segurança no trabalho.

Palavras-chave : Enfermagem; Acidentes de trabalho; Trabalho em turnos; Saúde do trabalhador; Ritmo circadiano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )