SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1(Des)cuidado com produtos para saúde processados no transporte e armazenamento em unidades de internaçãoFatores que influenciam o processo de viver a revascularização cardíaca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707

Resumo

COUTO, Telmara Menezes et al. Cotidiano de mulheres com história de violência doméstica e aborto provocado. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.263-269. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072015003620012.

Trata-se de um estudo qualitativo, com base na Sociologia Compreensiva. Teve como objetivo compreender o cotidiano de mulheres com história de violência doméstica que provocaram aborto. Realizou-se entrevista em profundidade com dez mulheres que estavam internadas na maternidade por aborto provocado e declararam vivência de violência doméstica. Na sua maioria, caracterizavam-se por serem negras, com baixa escolaridade, entre 18 e 40 anos. O processo de organização e análise dos dados baseou-se nas noções da Sociologia Compreensiva e nos pressupostos teóricos da sensibilidade. O cotidiano das mulheres que provocaram aborto é marcado pela vivência de violência doméstica, quando criança e adolescente, expressa pelo abandono e rejeição, e também pela violência conjugal. A atividade sexual precoce guarda relação com a gravidez não planejada e a falta de apoio dos familiares e companheiro. Necessário se faz um olhar profissional para reconhecimento da violência doméstica como agravo à saúde das mulheres.

Palavras-chave : Aborto; Violência; Sexualidade; Atividades cotidianas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )