Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de bullying e emoções de estudantes envolvidos1 1 Pesquisa com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), processo n. 482842/2010-5.

Este artigo objetivou estimar a prevalência de bullying escolar e identificar as emoções dos estudantes envolvidos. Trata-se de um estudo transversal e descritivo, desenvolvido mediante a aplicação de um questionário em 232 estudantes do sexto ao nono anos do ensino fundamental de uma escola pública. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a grande quantidade de participação dos estudantes investigados em atos de bullying (39,6%), dos quais 22,2% eram vítimas e 17,4% agressores. A raiva foi a emoção prevalentemente experimentada pelas vítimas durante as agressões que sofriam. Já os agressores, em sua maioria, relataram que o fato de agredirem seus colegas não gerou emoções. A alta prevalência do bullying, suas características e as consequências negativas por ele acarretadas o configuram em problema de saúde pública. O estudo remete à importância da identificação das emoções associadas à ocorrência do bullying, tema ainda pouco explorado e que pode contribuir na construção do cuidado integral da saúde do escolar.

Violência; Bullying; Saúde escolar; Ação intersetorial


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br