Acessibilidade / Reportar erro

Role Playing Game (RPG) como estratégia pedagógica na formação do enfermeiro: relato da experiência de criação do jogo1 1 Este artigo é um recorte da dissertação - Role Playing Game (RPG): elaboração e avaliação de estratégia pedagógica para formação crítica e autônoma do enfermeiro, apresentada ao Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2013.

Trata-se de um relato de experiência sobre a criação de um jogo de Role Playing Game utilizado como estratégia pedagógica para favorecer aos alunos de graduação em Enfermagem o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico-reflexivo em sua formação. A criação do jogo ocorreu na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, entre novembro de 2011 e março de 2012, envolvendo quatro etapas: definição do desenho do jogo; criação do protótipo do jogo; avaliação da dinâmica do jogo por jogadores de Role Playing Game; e preparo dos mestres. O jogo foi criado com o intuito de proporcionar aos alunos do Curso de Enfermagem a vivência metafórica de situações-problema correspondentes aos principais cenários de atuação profissional. Acredita-se que o jogo elaborado tem se constituído em uma estratégia pedagógica em que os alunos se implicam e são implicados em seu processo de pensar, de elaborar novos sentidos, de conhecer e de agir.

Educação em enfermagem; Materiais de ensino; Jogos e brinquedos; Capacitação de recursos humanos em saúde


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br